Fortes chuvas e inundações: razões e medidas conscientes

21/02/24 | Dinamização de Comunidades e Territórios

Com o aumento das mudanças climáticas, as comunidades em todo o mundo enfrentam desafios crescentes relacionados a fortes chuvas e inundações. Compreender as razões por trás desses eventos e adotar medidas conscientes torna-se fundamental para diminuir impactos, muitas vezes, devastadores. 

Este artigo trabalha algumas das causas fundamentais das chuvas intensas e inundações, destacando medidas preventivas e conscientes que podem ser adotadas. Em face desse cenário, cada indivíduo tem um papel crucial. Vamos explorar juntos como podemos enfrentar esse desafio de maneira sustentável.

Continue lendo para descobrir as razões das chuvas, enchentes e possibilidades de diminuir os impactos destas inundações!

Causas das Chuvas Intensas e Inundações

O aquecimento global intensifica as chuvas e inundações, aumentando a evaporação dos oceanos e proporcionando mais umidade à atmosfera. Esse aumento contribui para eventos climáticos extremos, como tempestades, potencializando o risco de inundações.

Vale ressaltar, que segundo a Organização Meteorológica Mundial, existe uma probabilidade de 66% de que a média anual de aquecimento ultrapasse o limite de 1,5°C entre 2023 e 2027. A previsão indica que um dos próximos 5 anos poderá ser o mais quente desde o início dos registros.

Qual o impacto do aquecimento global?

O aquecimento global desempenha um papel significativo no aumento das chuvas intensas e inundações. O aumento das temperaturas globais leva ao aumento da evaporação da água dos oceanos, proporcionando mais umidade à atmosfera. Esse aumento na umidade resulta em chuvas mais intensas e frequentes. 

Além disso, o aquecimento global contribui para a intensificação de eventos climáticos extremos, como tempestades, tornados e furacões, todos potenciais desencadeadores de inundações. 

A intensidade e a frequência das chuvas extremas, por exemplo, está aumentando exponencialmente com o aquecimento global, segundo estudo conduzido por pesquisadores do Potsdam Institute for Climate Impact Research, da Alemanha.

Você pode se aprofundar mais sobre os impactos do aquecimento global, clicando aqui e conhecendo o Relatório sobre o clima (2023), construído por mais de 190 cientistas participantes do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Mudanças e variações nos padrões climáticos

Mudanças e variações nos padrões climáticos influenciam as grandes chuvas e enchentes ao alterar a distribuição e intensidade das precipitações. Essas mudanças podem resultar em períodos prolongados de chuvas intensas, impulsionando eventos climáticos extremos, como tempestades e ciclones. 

A frequência e intensidade de fenômenos como El Niño e La Niña também são afetadas, contribuindo para o risco de enchentes, especialmente em áreas propensas a esses eventos. As alterações nos padrões climáticos desempenham um papel crucial na ocorrência de eventos pluviométricos extremos que desencadeiam calor extremo e fortes chuvas.

Urbanização inadequada

A urbanização inadequada e em um ritmo devastador causaram muitos impactos negativos, não apenas para a flora e fauna, como também para nossa própria sociedade. Muitos são os reflexos de uma urbanização inadequada não pensada para questões socioambientais. 

Abaixo, trabalhamos três reflexos de uma urbanização não pensada para todos e que tem atravessamento direto com a relação das chuvas e enchentes.

Impermeabilização do solo

A impermeabilização do solo contribui para chuvas fortes, diminuindo a capacidade natural de absorção da água pelo solo, levando ao escoamento rápido e aumentando o risco de enchentes.

Canalização de rios e córregos

A canalização de rios e córregos, ao modificar o curso natural da água, prejudica a regulação hídrica, propiciando o aumento do escoamento, resultando em desequilíbrios hidrológicos e inundações.

O aumento da área urbana

O aumento da área urbana resultante da expansão desordenada das cidades contribui para o aumento das chuvas e inundações, pois reduz a quantidade de solo exposto e aumenta a quantidade de superfícies impermeáveis, como ruas e edifícios, que não absorvem água. Isso pode resultar em maior escoamento superficial e aumento do risco de enchentes.

Consequências das Inundações

Principais riscos para a vida humana

1. Acidentes e afogamentos

A ocorrência de inundações aumenta significativamente o risco de acidentes e afogamentos, pois as águas rápidas e turbulentas podem representar perigos mortais para as comunidades afetadas.

2. Propagação de doenças

Inundações criam ambientes propícios à propagação de diversas doenças como: Diarreia infecciosa, dermatite de contato, asma exacerbada por mofo e umidade, Leptospirose, entre outros. Isso pois as águas contaminadas podem disseminar agentes patogênicos, aumentando a incidência de problemas de saúde entre as populações afetadas.

Principais danos ambientais causados nas fortes chuvas

1. Perda de biodiversidade

Para além do impacto na vida humana, as fortes chuvas e inundações causam perdas significativas na biodiversidade, afetando ecossistemas terrestres e aquáticos, levando ao declínio considerável de espécies vegetais e animais de diferentes tipos.

2. Poluição da água e do solo

As fortes chuvas que geram inundações contribuem diretamente para a poluição da água e do solo, transportando resíduos, substâncias químicas e sedimentos contaminados, comprometendo a qualidade dos recursos hídricos e do solo. 

Isso sem falar nos potenciais deslizamentos que podem gerar tragédias como a do Morro do Bumba, em Niterói , no Rio de Janeiro, ocasionando na morte de 48 pessoas depois de um deslizamento de terra após fortes chuvas.

O que fazer? Medidas conscientes para prevenção e mudança do quadro de chuvas e enchentes

Este tema, trata-se de uma tarefa desafiadora e emergencial: buscar medidas de conscientização e prevenção se torna, cada vez mais, fundamental para a redução de danos e impactos advindos das grandes chuvas na vida das pessoas. Principalmente, na vida das pessoas que moram em comunidades ou subúrbios economicamente desfavorecidos.

Vamos lá!

Planejamento urbano sustentável

1. Zonas de absorção de água

Implementar zonas de absorção de água em áreas urbanas, permitindo a infiltração natural e reduzindo o escoamento superficial, diminuindo assim o risco de inundações.

2. Uso de tecnologias permeáveis

Uma possibilidade possível está na de incorporar tecnologias permeáveis em pavimentações e construções urbanas para promover a absorção e filtragem da água, minimizando impermeabilização do solo e assim, o impacto das chuvas intensas

Preservação de áreas verdes

1. Importância dos espaços naturais

.

Precisamos, o quanto antes, reconhecer, fomentar e preservar a importância dos espaços naturais, como parques e áreas verdes, que desempenham um papel importante na absorção da água e na redução dos impactos das inundações.

Falamos um pouco disso no artigo sobre Economia da Floresta. Clique aqui e saiba mais! 

2. Reflorestamento e manejo adequado

É preciso ter uma política mundial adotada para investir em reflorestamento e práticas de economia e manejo adequado em áreas naturais para fortalecer a capacidade de absorção e retenção de água, contribuindo para a prevenção de inundações e seus impactos, bem como a diminuição das chuvas.

Sistema de alerta e preparação

1. Monitoramento meteorológico

Torna-se imprescindível implementar sistemas avançados de monitoramento meteorológico para prever eventos climáticos extremos, permitindo a antecipação e a adoção de medidas preventivas.

Você deve estar se perguntando: será se já não temos este tipo de tecnologia no Brasil? Acompanhe mais sobre logo abaixo.

2. Estratégias de evacuação

Não adianta termos tecnologias avançadas sem destiná-las ao acesso do bem estar social, em suas diferentes camadas. Desenvolver e comunicar estratégias eficientes de evacuação para comunidades vulneráveis, garantindo uma resposta rápida e segura diante da iminência de inundações.

Por fim, diante do aumento das mudanças climáticas, do crescimento do aquecimento global, do consumo exacerbado, enfrentar os desafios que potencializam fortes chuvas e inundações torna-se crucial. 

Este artigo trabalhou causas fundamentais destes eventos, destacando medidas conscientes e preventivas. Cada indivíduo desempenha um papel importante nesse cenário, e é fundamental explorarmos juntos maneiras sustentáveis de enfrentar esses desafios. Mas, é imprescindível considerarmos o papel do estado e do mercado na potencialização de consciência e ações de redução de danos.

Contudo, a complexidade do tema exige ações coordenadas em diversas frentes, desde a conscientização até a implementação de práticas urbanas sustentáveis, preservação de áreas verdes e sistemas de alerta eficientes, isso sem falar no modelo de consumo exacerbado a nível global. A busca por soluções requer esforços desde internacionais e locais, envolvendo tecnologia, políticas públicas e ações individuais.

Convidamos você a conhecer a Economia da Floresta em Pé e descobrir como esta prática pode impactar significativamente o Brasil e o Mundo. Clique aqui!

Posso ajudar?