CASES

Cases

Conheça alguns cases da Mandū

Coletivo Florestar

Cliente: Hydro

Frente: Agricultura Familiar

Geração de renda para 150 famílias agricultoras e contribuição para a promoção do desenvolvimento territorial com ênfase em desenvolvimento rural nos municípios de Acará e Tomé Açu. Uma iniciativa da Hydro que tem como objetivo criar e fomentar uma rede de agricultura familiar nos municípios de Tomé-Açu e Acará, por meio da disseminação de conceitos de agroecologia no território, tendo como foco o fortalecimento desse ecossistema e a geração de renda de agricultores familiares, de forma sustentável e integrada à economia de floresta em pé. O projeto aposta na formação de associações de agricultura familiar, na comercialização de produtos agrícolas e no fortalecimento de fóruns municipais de desenvolvimento rural, que contribuem também para o desenvolvimento de políticas públicas.

Rede Empreender

Cliente: Fundação Vale

Frente: Negócios Comunitários

Ampliação do acesso ao negócio a partir de uma plataforma on line, que gera conexões entre compradores e investidores com produtos e serviços produzidos por comunidades rurais e urbanas de todo o Brasil. Plataforma criada para gerar conexões entre compradores e investidores com produtos e serviços produzidos por comunidades rurais e urbanas de todo o Brasil. O propósito da Rede Empreender é impulsionar e ampliar a visibilidade de Negócios Comunitários que fortalecem economias locais, protegem biomas e preservam saberes tradicionais.

Reciclo

Cliente: Vale

Frente: Coleta Seletiva

Impulsionamento do ecossistema de coleta seletiva da Grande Vitória e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O projeto é uma iniciativa da Vale e atua com 12 associações de catadores e uma Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reúnes), com cerca de 200 pessoas diretamente envolvidas. O Reciclo tem como objetivo ampliar a coleta seletiva, contribuir para ao aumento da renda das famílias das associações de catadores de materiais recicláveis e reduzir os resíduos descartados incorretamente no meio ambiente. As organizações participantes estão presentes em sete municípios do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Viana e Colatina.

RMM (Rede Mulheres do Maranhão)

Cliente: Fundação Vale

Frente: Negócios Comunitários

Incubação/Aceleração/Graduação de 15 negócios comunitários e da RMM. Estruturação de modelo de governança aos negócios do AGIR EFC. Fortalecimento Rede Mulheres do Maranhão incluindo as Quebradeiras de Coco Babaçu. A rede é composta por 15 negócios sociais localizados em comunidades do entorno da estrada de Ferro Carajás, que liga o sudeste do Pará a São Luís, no Maranhão. É formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, que encontraram no trabalho coletivo sua fonte de renda. Os negócios atuam em diferentes setores, que vão desde a fabricação de doces, mel, confecção de roupas, beneficiamento e quebra do coco babaçu, castanha de caju, panificação, cultivo de verduras e legumes. A iniciativa impacta no desenvolvimento local e contribui com a melhoria da qualidade de vida dos (as) apoiados (as).

Village

Cliente: Mosaic

Frente: Agricultura Familiar

Fortalecimento da agricultura familiar em municípios estratégicos (Barreiras BA e Balsas MA), com ampliação da qualidade de vida no campo. É uma adaptação de Programa internacional da Mosaic. O Programa foi desenvolvido pelo Instituto Mosaic em parceria com a The Mosaic Company Foundation, e a Mandū atua como parceira técnica. Visa complementar as políticas públicas e fomentar o desenvolvimento territorial. Além de aumentar a produtividade e os ganhos dos agricultores, o programa estimula a diversificação de cultivos; oferece acesso à água, por meio da implantação de cisternas ou adequação do sistema de irrigação para um melhor abastecimento e disponibilidade de água; e fortalece a educação no campo.

Posso ajudar?