A importância da Coleta Seletiva para diminuir casos de dengue

28/03/24 | Dinamização de Comunidades e Territórios

Você sabia que a Coleta Seletiva ajuda a diminuir casos de dengue? Nos últimos meses, o aumento de casos de dengue vem crescendo de maneira potencial no Brasil. Já são mais de 217 mil casos. Segundo o Ministério da Saúde, o número triplicou se comparado ao mesmo período em 2023.  A transmissão do vírus, como se dá? O que podemos fazer para nos prevenir?

Hoje, abordaremos assuntos importantes sobre a dengue e como combatê-la, também, a partir da coleta seletiva. Quais são os benefícios?

Venha saber mais sobre como a coleta Seletiva pode ajudar a diminuir casos de dengue! 

Como acontece a transmissão da Dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Caracteriza-se por sintomas como febre alta, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dor muscular e articulações, náuseas, vômitos e erupção cutânea. É uma preocupação de saúde pública devido à sua disseminação rápida e impacto significativo na saúde das populações, especialmente em regiões tropicais e subtropicais como é o caso do nosso país.

Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são os principais vetores da dengue, transmitindo o vírus ao picar pessoas saudáveis. Os mosquitos se reproduzem em maior quantidade em locais onde há água parada, como ruas e bairros onde o descarte de resíduos é feito de forma irregular, ou onde a coleta de resíduos é inadequada ou inexistente.

Vale ressaltar que a vacinação contra o vírus da dengue já começou através da vacina Kdenga. Disponibilizada em mais de 16 estados e para crianças entre 10 a 14 anos, o Brasil é o primeiro país do Mundo a oferecer a vacina em rede pública. Saiba mais!

Acúmulo de Resíduos Sólidos e Focos de Dengue

Sabe aquele pneu usado ou aquela garrafa pet descartada de maneira errada? Sim! Estes e muitos outros resíduos podem se transformar em  um terrível foco de mosquitos que transmitem o vírus da dengue.

Os materiais descartáveis são recipientes de água da chuva e mesmo uma pequena e simples tampinha de garrafa, na chuva, pode ser um foco de proliferação do mosquito.

Exemplos de resíduos sólidos que podem causar dengue:

  • Pneus Velhos
  • Recipientes Plásticos
  • Latas e Latões
  • Pratos de Vasos de Plantas
  • Entulho de Construção
  • Recipientes Descartáveis
  • Calhas Entupidas
  • Baldes e Bacias
  • Embalagens Plásticas Vazias
  • Vasilhas de Animais de Estimação (para evitar que se transformem em foco,devem ser higienizadas semanalmente)

Veja outros focos de dengue e como eliminar clicando aqui! 

Um estudo feito através do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz materiais descartáveis. São mais de 80 milhões de toneladas por ano e apenas 1,28% de reciclagem.    

O descarte inadequado de resíduos sólidos nas ruas, casas e estabelecimentos, combinado com chuvas intensas causadas pelo calor, amplifica os focos de dengue, resultando em um aumento nos casos da doença provocada pelo vírus da dengue.

Importância da Coleta Seletiva

A coleta seletiva não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também desempenha um papel crucial na prevenção de doenças transmitidas por vetores, como a dengue. Ao reduzir a quantidade desses recipientes acumulados nas ruas e em áreas residenciais, a coleta seletiva diminui os locais propícios para a reprodução de mosquitos transmissores da doença. 

 E vai além! Ao promover a reciclagem e o reaproveitamento de materiais,  a coleta seletiva também ajuda a conservar recursos naturais e a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, o que gera economia dos recursos naturais. Vale ressaltar também que o trabalho dos coletores (as) e catadores ( as) de resíduos, ajuda a proporcionar um ambiente mais limpo e saudável para todos.

Descubra mais detalhes abaixo

Reciclagem e Descarte Adequado de Resíduos: 

Créditos da foto: Francisco Xavier

A coleta seletiva promove a reciclagem e o descarte adequado de resíduos, ajudando a reduzir o acúmulo de  resíduos sólidos não só em aterros, mas também na cidade. Ao separar materiais recicláveis, como o plástico, vidro e metal, dos resíduos orgânicos,  mais se diminui a quantidade de lixo que pode se transformar em criadouros de mosquitos. Quanto melhor for o descarte adequado e a coleta seletiva, menor será a proliferação e casos de dengue.

Educação Ambiental para ajudar a combater a dengue

A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva na prevenção da dengue. Por meio dela, as pessoas são instruídas a identificar e eliminar possíveis locais de reprodução de mosquitos em suas residências e comunidades, como recipientes de água parada e acúmulo de resíduos sólidos. 

Além disso, a educação ambiental incentiva a adoção de práticas sustentáveis de descarte de resíduos, como separação de materiais recicláveis e descarte correto de materiais perigosos, contribuindo assim para a redução dos focos de dengue e para a preservação do meio ambiente. 

Campanhas educativas, palestras em escolas e atividades comunitárias são formas eficazes de disseminar esses conhecimentos e promover mudanças de comportamento em prol da saúde pública e da sustentabilidade ambiental.

Projeto Reciclo

O Reciclo destaca-se como um modelo exemplar de êxito na implementação da coleta seletiva e na geração de renda para os catadores e catadoras. Projeto promovido pela Vale e Mandu, envolve 12 associações de catadores(as), além da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reúnes), que conta com aproximadamente 200 participantes diretos. 

O propósito central do Reciclo é ampliar a coleta seletiva, colaborar com o aumento da renda das famílias associadas aos catadores de materiais recicláveis e mitigar os resíduos descartados de forma inadequada no ambiente.

Veja o vídeo e entenda melhor sobre o Reciclo:

A sua abordagem inclui a oferta de capacitações, infraestrutura apropriada e suporte técnico para o estabelecimento de cooperativas de catadores. Essa estruturação do trabalho e o aprimoramento da comercialização dos materiais recicláveis ocorrem de modo eficaz, beneficiando não apenas os catadores em termos de renda, mas também fortalecendo sua capacidade de autogestão. 

Desafios e obstáculos da coleta seletiva 

Apesar dos inegáveis benefícios que a coleta seletiva oferece na prevenção da dengue, enfrentamos diversos desafios e obstáculos que precisam ser superados para garantir sua eficácia plena. Em alguns casos, a escassez de incentivos financeiros e técnicos, aliada à ausência de políticas públicas consistentes, tendem a limitar o alcance e a efetividade dessas iniciativas fundamentais para um planeta sustentável.

Outro obstáculo significativo é a baixa conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva e seus benefícios para a saúde pública. A falta de acesso e incentivo à tal informação faz com que as pessoas não criem o hábito de descarte adequado de resíduos. Isso resulta em uma adesão ainda insuficiente à coleta seletiva e práticas de descarte de resíduos pouco sustentáveis.

De fato, a adoção de novas práticas de descarte de “lixo” pode encontrar resistência devido aos métodos tradicionais ou à falta de compreensão sobre os benefícios a longo prazo para o meio ambiente e a saúde pública. Superar essa resistência requer um esforço contínuo de educação ambiental e engajamento da comunidade, destacando os impactos positivos que a coleta seletiva pode trazer para a qualidade de vida de todos.

Portanto, a coleta seletiva desempenha um papel crucial não só na redução dos casos de dengue, diminuindo a proliferação do mosquito aedes aegypti, mas protegendo a saúde da população e o meio ambiente. É importante que todos se envolvam em iniciativas locais de coleta seletiva e adotem práticas sustentáveis de descarte de resíduos para combater eficazmente a dengue. Vale ressaltar a imprescindível participação de setores público e privado no incentivo ao combate a Dengue.

Venha saber mais sobre o Reciclo e o poder transformador da reciclagem!

Posso ajudar?