Conheça exemplos de inovação social na prática

31/01/24 | Desenvolvimento de negócios comunitários

Vivemos em um mundo em constante transformação, onde os desafios sociais e ambientais demandam abordagens inovadoras e sustentáveis. A inovação social emerge como uma poderosa ferramenta capaz de criar soluções criativas e eficientes para enfrentar problemas complexos e promover mudanças significativas na sociedade. 

Convidamos você a conhecer as possibilidades da inovação social, compreendendo o que ela representa e como suas diversas manifestações podem impactar positivamente em cidades, países e até mesmo o planeta.

Vamos lá!

O que é Inovação Social?

Antes de tratar sobre exemplos de inovação social, precisamos entendê-la um pouquinho melhor. Inovação social refere-se à criação e implementação de novas ideias, práticas, produtos ou modelos organizacionais que buscam endereçar desafios sociais de maneira inovadora e eficaz. 

A inovação social concentra-se na transformação de estruturas e processos para melhorar as condições de vida, promover a inclusão e enfrentar questões como pobreza, desigualdade e degradação ambiental.

Você pode saber mais sobre o que é inovação social, clicando aqui! 

Como as Inovações Sociais Podem Ajudar?

As inovações sociais têm o potencial de desencadear impactos significativos em várias esferas da sociedade. Elas podem ocorrer em diferentes setores, desde iniciativas comunitárias até modelos de negócios, e seu impacto pode ser observado de diversas maneiras:

Melhoria de condições de vida

Inovações sociais frequentemente buscam melhorar a qualidade de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade social, oferecendo soluções acessíveis e sustentáveis para desafios como habitação, saúde, bem estar, educação e segurança.

Promoção da Inclusão

Ao desenvolver modelos que promovem a inclusão social, as inovações sociais criam oportunidades para grupos historicamente excluídos, promovendo equidade, justiça e diversidade.

Muitas inovações sociais têm um forte foco na sustentabilidade ambiental, abordando problemas como desperdício, poluição e degradação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Transformação de modelos tradicionais

Inovações sociais também podem transformar setores tradicionais (como agricultura, comércio, reciclagem e outros), introduzindo novos modelos de negócios que equilibram lucratividade com impacto social positivo.

Ao explorar exemplos concretos de inovação social, mergulharemos em histórias inspiradoras que demonstram como a criatividade e a colaboração podem gerar mudanças significativas. Venha descobrir como as inovações sociais estão moldando um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.

Contribuição das inovações sociais para o meio ambiente

As inovações sociais podem desempenhar um papel crucial na promoção da sustentabilidade ambiental, abordando desafios e impactos negativos que afetam diretamente o meio ambiente e transformando-os. Por meio de abordagens criativas e soluções inovadoras, essas iniciativas têm um impacto significativo na preservação e restauração dos ecossistemas.

Venha conhecer 8 exemplos de inovações sociais com impactos significativos no Brasil e no Mundo!

8 exemplos de inovação social no Brasil e no Mundo

Garrafas Biodegradáveis – Islândia

Ari Jónsson, estudante islandês de design, causou um impacto significativo ao criar uma garrafa de plástico totalmente biodegradável. Feita de material à base de algas, a garrafa se decompõe rapidamente, minimizando o impacto ambiental associado ao plástico convencional.

A inspiração para essa inovação surgiu quando Jónsson descobriu que cerca de 50% de todo o plástico produzido globalmente é descartado após apenas uma utilização. Diante desse desperdício alarmante, o designer islandês desenvolveu uma solução prática e sustentável.

Leia a história completa e saiba mais sobre essa iniciativa inspiradora feita por Jónsson!

Programa Quebradeiras – Maranhão/Brasil

O Programa Quebradeiras, uma iniciativa da Fundação Vale, um dos ótimos exemplos de inovação social concentra-se, desde 2022, em combater a extrema pobreza por meio de metas relacionadas à saúde, nutrição, educação e geração de renda. No Maranhão, o programa atende as quebradeiras de coco babaçu, abordando empreendedorismo comunitário, recursos para melhorias nas residências e inclusão comunitária. 

Em parceria com a Mandu, visa promover inclusão e fortalecimento social nas comunidades participantes, oferecendo assessoria para atividades produtivas individuais, apoio ao acesso a políticas públicas, moradia sustentável, investimentos familiares, infraestrutura e inclusão digital comunitária. 

O empoderamento social é impulsionado por fóruns comunitários, encontros temáticos e aulas de alfabetização funcional, acompanhamento familiar tornando o Programa Quebradeiras um destacado exemplo de inclusão e inovação social.

Venha saber mais sobre as Quebradeiras!

Conceitos Plásticos – Colômbia

O empreendedor social Oscar Andres Mendez, da Colômbia, lidera o projeto “Conceptos Plásticos”, que tem como propósito a reciclagem de plásticos para a construção de moradias acessíveis e sustentáveis. 

O impacto deste inovador projeto é duplo: promove significativo avanço social ao contribuir para a construção de habitações para famílias, enquanto simultaneamente aborda questões ambientais, evitando a acumulação de plásticos em aterros sanitários e reduzindo o consumo de água e energia. O uso de materiais reciclados também contribui para a diminuição das emissões de CO2.

Saiba mais sobre Conceptos Plásticos aqui.

Reciclo – Espírito Santo/Brasil

O Reciclo, projeto realizado pela Vale em parceria com a Mandu, visa promover a coleta seletiva e gerar renda para catadores e catadoras. Presente em sete municípios do Espírito Santo, o projeto engloba 12 associações de catadores, integrando aproximadamente 200 pessoas. Oferece treinamentos, infraestrutura e suporte técnico para formação de cooperativas, organizando o trabalho e otimizando a comercialização de materiais recicláveis. 

Além de aumentar a renda das famílias envolvidas, o Reciclo fortalece a capacidade de autogestão dos catadores, melhorando suas condições de vida e promovendo a sustentabilidade ambiental. Uma maneira eficaz de ampliar o acesso a inovações sociais.

Venha saber mais sobre o Reciclo!

Néctar do Futuro – Minas Gerais/Brasil

O projeto “Néctar do Futuro”, fruto da parceria entre a Gerdau e a Mandu, busca acelerar de maneira inteligente o desenvolvimento econômico e social nas áreas florestais da empresa, potencializando plantações de eucalipto em pastos apícolas. 

A metodologia de aceleração pautada em diagnóstico sociocultural e mapeamento do ecossistema, resulta em um planejamento participativo entre os envolvidos, gerando um plano de aceleração sustentável e efetivo. 

Três associações de apicultores em Minas Gerais – Olhos d’Água, Três Marias e Ouro Preto – são beneficiadas com incentivos de diversos tipos como a especialização em governança, publicidade, venda, apicultura e muito mais, transformando as plantações em fontes não só de mel, própolis e cera de abelha, mas também de progresso econômico e preservação ambiental.

Conheça mais sobre o Néctar do Futuro!

Disease Diagnostic – Estados Unidos

John Lewandowski, dos Estados Unidos, é o empreendedor por trás da Disease Diagnostic, uma iniciativa que visa revolucionar o diagnóstico médico. O conceito fundamental é um dispositivo capaz de detectar múltiplas doenças com apenas uma gota de sangue. 

O impacto é notável, aumentando a eficiência de diagnóstico precoce, uma das principais causas de mortes e doenças graves. Com diagnósticos rápidos, quantitativos e qualitativos em menos de 60 segundos, o projeto não apenas salva vidas, mas também otimiza os investimentos em sistemas de saúde.

Saiba mais sobre Disease Diagnostic aqui.

Motion Eco – China

Shutong Liu, da China, lidera o negócio de impacto Motion Eco, focado em desenvolver um sistema de solução biodiesel. Este sistema transforma óleo de cozinha usado em biodiesel, enfrentando desafios relacionados a combustível sustentável, mas, não só, já que este gera impactos significativos em diversas outras áreas.

Além disso, por exemplo, a tecnologia reduz as emissões de gases de efeito estufa em 85% em comparação com os combustíveis convencionais, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Você pode saber mais sobre o Motion Eco clicando aqui.

Rede Empreender – Brasil

Ainda em exemplos de inovação social, a Rede Empreender, uma iniciativa da Fundação Vale potencializada pela Mandu, é uma plataforma de relacionamento ativo concebida para fortalecer a articulação em rede de empreendedores populares e promover formas mais automatizadas de suporte técnico, comercial e gerencial para os negócios comunitários. 

Sustentada pelo tripé de acesso ao mercado, conhecimento e financiamento, cada empreendimento na Rede Empreender possui sua própria página, loja de produtos, captação de recursos e espaços de profissionalização. Essa inovação social não apenas une e fortalece, mas também proporciona visibilidade aos negócios comunitários, impulsionando suas vendas e fomentando seu crescimento.

Você pode fazer parte da Rede Empreender, clicando aqui!

Por fim, a inovação social, exemplificada por iniciativas de diferentes segmentos descritos acima, demonstra seu poder na resolução de desafios sociais e ambientais. Promovendo inclusão, sustentabilidade e novos modelos de negócios, essas histórias inspiradoras apontam para um futuro mais justo e sustentável, convidando-nos a ser agentes ativos nesse processo transformador.

Gostou? Conheça um pouco mais sobre a Mandu Inovação Social!

Posso ajudar?