Skip to main content

Empreendedores(as) sociais, diferentemente de seu equivalente comercial, é uma abordagem inovadora que busca solucionar desafios sociais e ambientais. Nesse cenário, líderes visionários(as), destacam-se ao acelerar negócios inclusivos e desenvolvimento local sustentável, resultando em avanços significativos em todo o Brasil e no Mundo. 

Os(as) empreendedores(as) abaixo são agentes de mudança, impulsionando inovações sociais e sustentáveis que transcendem o sucesso financeiro, visando um impacto positivo duradouro. Com uma visão que busca construir um mundo mais justo, eles(as) são pioneiros(as) na promoção de transformações sociais significativas. 

Acompanhe essas histórias inspiradoras para se conectar com a revolução do empreendedorismo social.

Vamos lá!

O que é empreendedorismo social? 

O empreendedorismo social refere-se à aplicação de práticas empreendedoras para abordar e resolver desafios sociais e ambientais. Diferente do empreendedorismo comercial, o empreendedorismo social busca atender às necessidades da sociedade, promovendo mudanças positivas. 

Os empreendedores sociais buscam impacto social significativo, visando melhorar a qualidade de vida de comunidades, ou resolver questões ambientais como manter a floresta em pé. Suas iniciativas podem abranger uma variedade de setores, como educação, saúde, meio ambiente, cultura, acesso à água potável, inclusão social, alimentação, entre outros. 

O sucesso no empreendedorismo social é medido não apenas em termos financeiros, mas principalmente pelo impacto positivo e sustentabilidade das mudanças promovidas nas comunidades.

10 Empreendedores(as) sociais com ações inovadoras

1.Felipe Bannitz: Fundador e CEO da Mandu Inovação Social

Atualmente, Felipe preside a Mandu Inovação Social, que desenha e implementa soluções para o desenvolvimento de negócios comunitários e o fortalecimento de economias locais. Essas organizações desempenham papel vital em políticas públicas de combate à pobreza e investimento social corporativo sustentável. Suas iniciativas resultaram em um investimento direto de mais de milhões de reais em Negócios Inclusivos em todo o Brasil e fora dele.

Felipe é apaixonado pela interação entre economia da floresta, ecossistemas comunitários e coleta seletiva. Seu negócio social visa abordar, frente às mudanças climáticas e desigualdade social, uma economia circular, potencializando, entre outras, comunidades e pequenos(as) empreendedores(as) de maneira sustentável. 

2. Julie Battilana da Harvard Business School

Será se a Julie Battilana, pode ficar fora dessa lista de empreendedores(as) sociais? Nascida em 4 de maio de 1977, é uma acadêmica franco-americana especializada em inovação social e mudança social. Battilana é fundadora e diretora acadêmica da Iniciativa de Inovação Social e Mudança na Harvard Kennedy School, destacando-se em interesses como inovação social, mudança organizacional e organização híbrida.

A mesma concentra-se em empresas sociais que combinam aspectos de corporações e organizações sem fins lucrativos. Seu trabalho visa entender como esses negócios híbridos podem alcançar altos níveis de desempenho social e comercial de maneira sustentável. Leia mais.

3. Rob Acker: CEO da salesforce.org

Rob Acker é um líder reconhecido por transformar mercados. Ele gerenciou unidades de negócios inovadoras, resultando em aproximadamente US$ 1 bilhão em receitas e contribuições significativas para a comunidade. Como defensor de valores, Rob promove parcerias público-privadas inovadoras para moldar um futuro mais sustentável; foi reconhecido como Empreendedor Social do Ano em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial e pela Fundação Schwab.

Rob Acker é o CEO da Salesforce.org. Sob sua liderança, a empresa desenvolveu o CRM Sales Cloud e concentra-se em disponibilizar código eficaz para setores sem fins lucrativos, educacionais e filantrópicos. 

Ele é um defensor fervoroso de fornecer ferramentas e tecnologia essenciais para aqueles que trabalham para mudar o mundo, acreditando que modelos de negócios revolucionários devem ser autossustentáveis nas organizações. Saiba mais.

4. Jalil Allabadi: Fundador do Altibbi.com

Jalil Allabadi, filho de um médico jordaniano, seguiu a carreira de produtos farmacêuticos após se formar em engenharia industrial. Fundou o Altibbi.com, um portal médico destinado a fornecer informações acessíveis e confidenciais em árabe. O site inclui um dicionário árabe-inglês, diretório de entidades médicas e verificador de sintomas, conectando usuários a profissionais de saúde aprovados. Conheça mais.

Jalil Allabadi co-fundou a Altibbi em 2011 com o objetivo de proporcionar cuidados de saúde acessíveis a todos. Nos últimos 8 anos, a Altibbi cresceu para se tornar o maior provedor de saúde digital no mundo árabe, com mais de 2 milhões de páginas de conteúdo, serviço de telemedicina 24/7 em 12 países árabes e mais de 500.000 usuários cotidianamente. Um excelente exemplo de empreendedores(as) sociais.

Jalil é empreendedor Endeavor desde 2014, membro da Entrepreneurs Organization, membro do Conselho de Administração da Royal Health Awareness Society e, mais recentemente, foi um dos 17 líderes globais a receber o Prêmio Schwab de 2019.

5. Adriana Barbosa criadora da PretaHub

Quando falamos de empreendedores(as) sociais, Adriana é indispensável. Há duas décadas, percebeu o crescimento do “Black Money” no Brasil e fundou a Feira Preta, a maior feira de cultura negra da América Latina, que já atraiu mais de 200 mil pessoas e movimentou R$ 6,5 milhões. Reconhecida por seu trabalho, recebeu condecorações como a Ordem de Mérito Rio Branco e o Troféu Zumbi dos Palmares. 

Como empreendedora social, participou de programas internacionais e integrou conselhos de organizações como Sistema B, Instituto Ethos e GIFE, além de atuar em consultorias de diversidade e inclusão racial para empresas renomadas.

Adriana Barbosa, criadora da PretaHub, é uma empreendedora brasileira dedicada a impulsionar o empreendedorismo negro. A PretaHub atua como uma plataforma que oferece cursos, troca de experiências e atua como aceleradora e incubadora para iniciativas negras. Além de promover oportunidades, a empresa aborda questões como o racismo estrutural e disparidades de gênero. Conheça mais.

6. Amar Ali: Africa Improved Foods (AIF)

Amar liderou o desenvolvimento de novos produtos voltados especificamente para as necessidades de saúde nutricional de pessoas que sofrem de desnutrição, aproveitando as capacidades de líderes em pesquisa e desenvolvimento em diversos setores público-privados.

Em seu cargo como CEO da Africa Improved Foods – uma parceria público-privada que oferece uma solução escalável e sustentável para a desnutrição – Amar estabeleceu parcerias com vários governos na África e na Europa, liderando parcerias multinacionais com o Programa Mundial de Alimentos e a UNICEF, além de organizações não governamentais como a World Vision.

Amar Ali constrói a partir da junção de trabalho com a AIF, alimentos nutritivos e de alta qualidade para o mercado de massa em Ruanda, em parceria público-privada com o governo. Além de alimentar mais de um milhão de crianças diariamente, o trabalho de Amar envolve 35 mil pequenos agricultores, principalmente mulheres, e apoia 100 mil mães e bebês no maior programa do gênero na África. Descubra mais.

7. Anushka Ratnayake, fundadora e CEO da myAgro

Anushka Ratnayake, do Senegal, é a fundadora e CEO da myAgro, uma empresa que cria soluções digitais para pequenos agricultores. Sua plataforma móvel acessível capacita agricultores, fornecendo serviços como acesso a fertilizantes, sementes e treinamento técnico. O objetivo é permitir que os agricultores alcancem independência financeira e superem a pobreza. Descubra mais.

Anushka lidera uma equipe de mais de 200 funcionários e aumentando a renda de mais de 18.000 pequenos agricultores. Trabalha em áreas rurais da África desde meados de 2008, contribuindo para o aumento da segurança alimentar e renda destes trabalhadores. 

Antes de fundar a myAgro, desenvolveu componentes-chave do modelo central da One Acre Fund. Anushka recebeu seu diploma em Literatura pela University of California, Santa Cruz, e treinamento agrícola de pequenos agricultores em Bungoma, Quênia. 

8. Daniel Asare-Kyei, fundador da Esoko Networks

Daniel Asare-Kyei é o fundador da Esoko Networks, com sede em Gana. Sua empresa busca empoderar comunidades rurais por meio da transformação digital e inclusão financeira. Já impactou mais de 3,7 milhões de africanos rurais, proporcionando uma “pegada digital” e oferecendo informações valiosas sobre preços de mercado, aconselhamento agronômico e atualizações climáticas. Leia mais.

Daniel, um economista agrícola, tecnólogo e empreendedor, possui uma ampla experiência internacional, desde desenvolvimento com ONGs até empreendedorismo e pesquisa científica. Sua trajetória inclui iniciativas para aumentar a produtividade agrícola em Gana, programas de comércio e investimento em commodities e pesquisa inovadora em gerenciamento pós-colheita e comércio inter-regional usando tecnologias avançadas. 

Como CEO da ESOKO, liderou a criação de inovações para o setor agrícola africano, promovendo a digitalização de cadeias de abastecimento rurais e a inclusão digital e financeira.

9. Dharsono Hartono, CEO da PT Rimba Makmur Utam

Dharsono Hartono atua como CEO da PT Rimba Makmur Utama, uma empresa baseada na Indonésia que gerencia o Projeto Katingan Mentaya, um projeto de floresta em área de turfeira com mais de 200.000 hectares em Kalimantan Central, Indonésia. 

Este projeto é um exemplo vivo de como as finanças carbono podem combater as mudanças climáticas, sendo o maior programa do tipo, gerando anualmente uma média de 7,5 milhões de créditos de carbono triplo certificados, equivalente a retirar 2.000.000 de carros das estradas a cada ano. 

Em parceria com as comunidades locais, a empresa utiliza as receitas de carbono para garantir a restauração e proteção de florestas naturais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O projeto protege habitats vitais de turfeiras para cinco espécies criticamente ameaçadas, oito em perigo e 31 vulneráveis. A área protegida abriga entre 5% e 10% das populações globais do Orangotango de Bornéu, Macaco Narigudo e Gibão de Bornéu Meridional.

Dharsono Hartono lidera o chamado projeto Katingan Mentaya. Este projeto implementa um modelo sustentável de uso da terra, reduzindo o desmatamento e promovendo a conservação. A iniciativa não apenas preserva a integridade ecológica, mas também cria oportunidades econômicas para comunidades rurais por meio da venda de créditos de carbono. Saiba mais.

10. Sooinn Lee – Enuma

Ainda sobre empreendedores(as) sociais, Sooinn é a cofundadora e CEO da Enuma, uma empresa sul-coreana de software educacional infantil que está transformando a educação básica por meio da aprendizagem digital. 

Seus aplicativos, desenvolvidos por Sooinn, são amplamente utilizados por estudantes em todo o mundo, abrangendo desde crianças em idade escolar até aquelas com necessidades especiais. Essas inovações buscam promover um aprendizado independente e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento educacional global. Saiba mais aqui!

Sooinn Lee, conta com escritórios em Berkeley, Seul e Pequim, projetando aplicativos de aprendizado excepcionais que capacitam crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais ou sem acesso a recursos, a se tornarem aprendizes independentes.

Recentemente, Sooinn liderou sua equipe na criação da Kitkit School, um sistema abrangente de aprendizado em matemática e alfabetização para crianças em países em desenvolvimento, que venceu a competição Global Learning XPRIZE. Mais ainda, teve o Todo English, inovando na forma como crianças pequenas recebem educação em inglês como segunda língua na Ásia Oriental.

No mais, tornou-se evidente que o empreendedorismo social, impulsionado por líderes visionários(as), é uma força transformadora no Mundo. Esses(as) agentes de mudança destacam-se ao acelerar negócios inclusivos e sustentáveis, buscando impactos positivos duradouros. Suas histórias inspiradoras refletem a revolução do empreendedorismo social, construindo um mundo mais justo e equitativo. 

Gostou da lista acima de empreendedores(as) sociais e suas entregas? Siga nossas redes sociais para mais notícias sobre inovação social e empreendedorismo sustentável! 

Instagram: https://www.instagram.com/mandusocial/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/manduinovacaosocial/?viewAsMember=true

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9JZFnjk-Pf9_Oznlzo0_8Q

Facebook: https://www.facebook.com/mandusocial