O termo “Mandu” possui uma história plural, cultural e gastronômica pelo Mundo, abrangendo significados diversos. Na culinária, é um prato tradicional que cativa paladares com seus sabores únicos e técnicas ancestrais. Entre outros, a palavra “Mandu” está associada a uma empresa inovadora que promove a transformação social por meio de projetos engajados e impactantes.
Neste artigo, exploraremos o significado da palavra, mergulharemos na fascinante história desse prato, compartilharemos uma deliciosa receita e conheceremos os esforços inspiradores da Mandu em prol da inovação social.
Vem saber de tudo por trás da palavra Mandu!
Dicionário: significado da palavra Mandu
1. Pessoa de natureza Mandú:
Indivíduo caracterizado por sua extrema tolerância, amizade e fidelidade para com o próximo. Apresenta uma honestidade inata, porém, pode reagir de forma intensa quando seus princípios e dignidade são transgredidos, o que, por vezes, resulta em incompreensão por parte daqueles que buscam caminhos mais fáceis na vida.
Exemplo: João é verdadeiramente um Mandú, sempre estendendo a mão aos seus amigos, mas não hesita em manifestar sua indignação quando se sente desrespeitado.
2. Mandú:
Termo regional utilizado na Bahia para se referir a uma travessa de dimensões consideráveis, geralmente confeccionada em barro e de difícil manuseio.
Exemplo: A equipe precisou de esforços conjuntos para mover a pesada Mandú de argila.
Classe gramatical:
Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
Separação silábica:
man-du
Plural:
mandus
Ouça a pronúncia de Mandu no Português do Brasil:
Mandu
A definição da palavra Mandu ganhou novas formas, partidas e possibilidades principalmente com a globalização e a troca entre culturas. Um bom exemplo é quando falamos de culinária, como o prato coreano Mandu. Veja a receita abaixo!
A comida Mandu
Mandu é uma variedade de bolinho, assemelhando-se ao Guioza, preparado a partir de uma fina massa recheada com ingredientes como carne e vegetais, e em seguida cozido ou frito. Na cultura coreana, esse prato, frito ou até mesmo a sopa de Mandu, é tradicionalmente apreciado durante a celebração do Ano Novo, oferecendo diversas opções de recheios para agradar a cada paladar.
Receita de Mandu Coreano – Para 4 pessoas
Ingredientes:
- 300g de carne de porco moída
- 40 fatias de massa de Guioza
- 150g de cebolinha
- 150g de broto de feijão
- 40g de noodle de batata doce
- 250g de tofu
- 1/2 cebola
- 1 ovo
- 200g de kimchi
- Meia colher de sopa de alho picado
- 1 colher de sopa de molho de soja
- Meia colher de sopa de óleo de gergelim
- Meia colher de sopa de Mirin
- Meia colher de chá de sal
- Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Parte I
1- Mergulhe o noodle de batata doce em água de 30 minutos a 1 hora.
2- Tempere a carne de porco com sal, pimenta, alho picado, molho de soja, óleo de gergelim, mirin e misture bem.
3- Corte a cebolinha em pedaços de 2 a 3 cm e pique a cebola. Em seguida, esprema/enxugue a água da cebola com um pano ou guardanapo.
4- Escalde levemente o broto de feijão em água fervente, esprema-o com um pano de algodão e corte-o em pedaços de 2 a 3 cm.
5- Amasse o tofu e esprema-o com um pano de algodão para escorrer a água. Pique o kimchi em pedacinhos finos e esprema-o com as mãos para escorrer a água. (Caso contrário, a água irá escorrer quando você comer os bolinhos, então tome cuidado!)
6- Corte o noodle de batata doce, que estava de molho, em comprimentos de 2 a 3 cm.
Parte II
7-Em uma tigela grande, coloque todos os ingredientes, exceto o kimchi e o ovo, e misture bem.
8- Agora, divida os ingredientes ao meio e coloque em duas tigelas separadas. Adicione o kimchi em apenas uma das tigelas e misture bem para fazer o recheio.
9- Coloque os ingredientes preparados na massa de guioza e molde no formato desejado.
10-Certifique-se de colocar uma quantidade adequada de recheio para que não rebente.
10- Coloque um pano de algodão úmido no vaporizador, coloque os bolinhos nele e cozinhe no vapor por 10 a 15 minutos.
11- Depois de esfriar um pouco, coloque óleo em uma frigideira e frite os Mandus, ou leve-os ao forno para fazê-los fritos e crocantes.
12- Faça um molho para mergulhar os bolinhos, de acordo com seu gosto, e sirva-os para desfrutar dessa deliciosa iguaria coreana!
Agora é só saborear e aproveitar esses bolinhos deliciosos! Bom apetite!
Para saber mais detalhes sobre receita deliciosa para fazer Mandu, clique aqui e assista o passo a passo completo em vídeo no youtube.
Mandu Inovação Social: transformando vidas
De fato, como dissemos antes, existem muitos significados para a palavra Mandu, entre elas, ‘a Mandu” que se fez revivida pela Mandu Inovação Social, com intuito de remeter o termo Mandu às lideranças tradicionais que usaram o diálogo como resistência durante a colonização. Mandu é a ligação entre sabedoria tradicional e tecnologia a serviço do bem comum.
Essa interpretação de Mandu se materializa nos projetos elaborados pela Mandu, com soluções inovadoras dialogando com diferentes públicos e acolhendo esses interesses, sempre visando a criação de valor compartilhado. Mandu, nesse caso, carrega um conceito como uma ponte entre tradição e modernidade, expressando essa identidade de forma distintiva. Conheça a Mandu Inovação Social.
Em essência, a Mandu Inovação Social é uma força catalisadora, impulsionando mudanças e parcerias colaborativas para o benefício de todos. Seu trabalho é moldado pela sinergia entre tradição e inovação, criando soluções abrangentes e sustentáveis para os desafios da sociedade contemporânea. Seu compromisso é com o bem-estar coletivo, promovendo impacto positivo e duradouro em comunidades e setores diversos.
Agora que você já sabe tudo sobre mandu, corre e segue a Mandu Inovação nas redes sociais e nos ajude a impulsionar vidas de maneira sustentável!
Instagram: https://www.instagram.com/mandusocial/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/manduinovacaosocial/?viewAsMember=true
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9JZFnjk-Pf9_Oznlzo0_8Q