Ao longo de 6 anos, desenvolvemos e implementamos, em parceria com a Fundação Vale, o Programa AGIR S11D (Apoio à Geração e Incremento de Renda). O programa trabalha em quatro frentes junto aos negócios sociais beneficiados: administrativo-financeira, produção, fornecimento de insumos e matérias-primas e acesso a mercado.
Uma iniciativa da FV voltada para apoio e geração ao incremento de renda que possibilitou a estruturação de negócios apoiados, que hoje garante trabalho e receita para muitas famílias da AACC (Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás) e da Collettar (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canaã dos Carajás).
Quando o trabalho foi iniciado em 2016, os 2 empreendimentos demonstravam ser frágeis e incipientes, retratando a necessidade de que fossem propostos: melhorias em infra-estrutura, fortalecimento dos grupos, melhoria da produção, cursos de capacitação e melhores práticas, etc.
Quando analisamos a trajetória da Coolettar, observamos o empenho e a dedicação dos cooperados que firmaram presença no grupo de trabalho de Resíduos Sólidos de Canaã dos Carajás e contribuíram para o estabelecimento da coleta seletiva obrigatória nos órgãos públicos do município. Hoje, além da atividade de coleta, a Cooperativa tem um contrato de prestação de serviços com a prefeitura de Canaã dos Carajás (PA).
Já a AACC, conseguiu nesse período, com o apoio do AGIR S11D: a produção da arte de novos rótulos dos produtos com a nova numeração de registro da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ); adquiriu novos materiais e utensílios complementares; expandiu o negócio, participando de feiras; obteve o título de registro de produtos artesanais (S.I.E).
Segundo Felipe Bannitz (CEO da Mandū Inovação Social): “O AGIR S11D é legado para duas importantes cadeias produtivas do território. No eixo urbano, a coleta seletiva feita pela Coolettar como uma cooperativa já consolidada e, por outro lado, a AACC, com seu entreposto, o mel, que tem agora a capacidade de estimular novos agricultores a entrarem na cadeia apícola, com a garantia da facilidade do escoamento de sua produção”.
Para Marcos Finco (Gerente de Território – Fundação Vale): “Os resultados do Programa são excelentes. Além da alavancagem desses negócios sociais, do aumento do faturamento, da geração de postos locais de trabalho, tem todo o efeito multiplicador e a ressonância do sucesso desses negócios no próprio local e no próprio território”.
E para fechar com chave de ouro, no dia 27 de abril, o projeto foi encerrado com a realização de um evento em Canaã do Carajás (PA), e contou com a participação dos negócios apoiados, representantes da Mandū e Fundação Vale, e convidados.
Durante o evento presencial no Parrilla Restaurante & Lounge, foram entregues certificados, mostrado um resgate das ações realizadas, apresentado em primeira mão o vídeo de encerramento, bem como os resultados alcançados, oferecido um café de recepção especial para os convidados e por fim realizado os agradecimentos pela confiança ao longo do Programa.
Confira no vídeo de encerramento produzido e disponível em nosso canal do Youtube, os impactos gerados ao longo dos anos para os negócios apoiados.
Sobre o AGIR S11D: Uma iniciativa da Fundação Vale que busca desenvolver associações, cooperativas e grupos produtivos formais ou informais, por meio do investimento direto em infraestrutura produtiva e equipamentos, treinamento, assessoria técnica, formalização e comercialização.