O ISES está fortalecendo seu posicionamento como Negócio de Impacto e sendo cada vez mais reconhecido nesse ecossistema. O GIFE, das mais relevantes organizações do mundo do investimento social no Brasil, elaborou nova publicação sobre o tema e novamente saímos como uma das referências estudadas.
Dessa vez levamos também a Coobec, cooperativa das mais incríveis da nossa carteira, que também saiu como exemplo de negócio de impacto no formato de Cooperativa de Base Comunitária.
A nova publicação do GIFE, “Olhares sobra a atuação do investimento social privado no campo de negócios de impacto”, sequência da série “Temas do investimento social”, fomenta e qualifica a atuação de investidores sociais privados com Negócios de Impacto, trazendo um amplo leque de atores e modelos de formatação desta rica e crescente categoria de negócios que integram fortes teorias de mudança socioambiental e modelos econômicos sustentáveis.
Neste contexto, o ISES foi uma das instituições analisadas como um case que conseguiu modificar seu modelo de negócio sem perder de vista o propósito de erradicar a pobreza a partir de mecanismos de mercado. A publicação ainda traz exemplos de negócios de impacto como modelos de cooperativas, sendo que uma delas é a Coobec, negócio acelerado pelo ISES.
A Cooperativa de Beneficiários de Castanha de Carrilho (Coobec), fui uma das iniciativas que foi incubada pelo ISES a partir do Programa ReDes, desenvolvido em parceria com o Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Saiba mais sobre a cooperativa aqui.
De acordo com o Gife, o documento desenvolvido busca “explorar as oportunidades e os desafios relacionados com as variadas formas de atuação das fundações, institutos e atores do investimento social em negócios de impacto.”
Acesse a publicação completa aqui.